Complete o seguinte formulário de contacto.
17 de Abril de 2018
A Gesvalt foi a empresa responsável pela certificação dos tempos de execução e pela avaliação da construção naval do navio Monteferro, o pesqueiro mais avançado lançado nos estaleiros Nodosa de Marín, Galiza.
O nosso papel como consultores e assessores independentes é amplo e inclui o controlo de processos em projetos industriais, uma função-chave para os atores intervenientes. A experiência dos nossos profissionais no setor industrial ajuda a mitigar riscos e a criar valor na tomada de decisões.
No caso em questão, a construtora naval KALAMAR LTD, detida pelo Grupo Rampesca, confiou na Gesvalt como empresa de certificação para as diferentes fases da construção naval e para o desenvolvimento de um relatório de avaliação relativo ao navio Monteferro, uma nova geração de navios de pesca.
Todo este processo tem início com um Projeto de Construção Naval que reflete os tempos, os acabamentos e os custos de execução que o navio levará nas suas fases de construção. A partir deste momento, intervêm as entidades financeiras, das quais os armadores se socorrem para financiar a construção do navio através de uma Hipoteca Naval Mobiliária e Penhora.
O Monteferro inaugura uma nova etapa na construção naval galega. O maior arrastão lançado pela Nodosa, um navio de vanguarda tecnológica dotado de sistemas de eficiência energética, inovações para a navegação e os últimos avanços em congelamento e processamento de pescado. É o navio emblemático da empresa Kalamar LTD, construtora naval de capital misto hispano-malvina participada pela galega Pesquera Galmar, do Grupo Rampesca.
O processo de construção da embarcação exigiu cerca de 20 meses de trabalho e a intervenção de sensivelmente 400 pessoas, entre pessoal do estaleiro e empresas auxiliares.
A entidade financeira exige que se certifique e controle tanto a avaliação como o cumprimento dos tempos de execução até à avaliação definitiva, que finaliza com o lançamento ao mar e a entrega ao armador. O trabalho da Gesvalt consiste, com base no Projeto de Execução de Obra, em seguir e controlar os marcos de construção do navio no Estaleiro. Este tipo de avaliações segue o mesmo processo que no Mercado Hipotecário poderia seguir uma promoção de construção residencial com crédito ao Promotor. Neste caso, trata-se de um crédito ao Armador.
Falámos com Diego González Rae da Rampesca, armadores e proprietários da embarcação.
Há muito tempo que conheço o Diego Esquer (Administrador da Gesvalt na Galiza) e a empresa já tinha realizado um trabalho muito bom de avaliação para nós relativo a um investimento imobiliário de uma das empresas do nosso Grupo.
Sem dúvida.
Nós exigíamos rapidez e concretização, porque da aprovação da avaliação por parte da entidade financiadora dependia a obtenção de fundos para o pagamento das diferentes certificações ou “marcos”, que finalmente eram as que marcavam a continuação da construção do navio ou a sua entrega, no caso da última. Podemos dizer que obtivemos ambas as coisas de forma plenamente satisfatória.