Cerrar

LIGUE-NOS +351 211 165 779
Cerrar

Complete o seguinte formulário de contacto.

Menu mobile Carrito Gesvalt Gesvalt | Consultoría, Valoración, Tasación Inmobiliaria Escíbenos Te llamamos
Te llamamos

Caso de êxito no setor industrial naval: avaliação do navio Monteferro

17 de Abril de 2018

A Gesvalt foi a empresa responsável pela certificação dos tempos de execução e pela avaliação da construção naval do navio Monteferro, o pesqueiro mais avançado lançado nos estaleiros Nodosa de Marín, Galiza.

Caso de êxito no setor industrial naval: avaliação do navio Monteferro

O nosso papel como consultores e assessores independentes é amplo e inclui o controlo de processos em projetos industriais, uma função-chave para os atores intervenientes. A experiência dos nossos profissionais no setor industrial ajuda a mitigar riscos e a criar valor na tomada de decisões.

No caso em questão, a construtora naval KALAMAR LTD, detida pelo Grupo Rampesca, confiou na Gesvalt como empresa de certificação para as diferentes fases da construção naval e para o desenvolvimento de um relatório de avaliação relativo ao navio Monteferro, uma nova geração de navios de pesca.

Qual é o trabalho da Gesvalt no âmbito da certificação e avaliação?

Todo este processo tem início com um Projeto de Construção Naval que reflete os tempos, os acabamentos e os custos de execução que o navio levará nas suas fases de construção. A partir deste momento, intervêm as entidades financeiras, das quais os armadores se socorrem para financiar a construção do navio através de uma Hipoteca Naval Mobiliária e Penhora.

Dimensão do projeto naval

O Monteferro inaugura uma nova etapa na construção naval galega. O maior arrastão lançado pela Nodosa, um navio de vanguarda tecnológica dotado de sistemas de eficiência energética, inovações para a navegação e os últimos avanços em congelamento e processamento de pescado. É o navio emblemático da empresa Kalamar LTD, construtora naval de capital misto hispano-malvina participada pela galega Pesquera Galmar, do Grupo Rampesca.
O processo de construção da embarcação exigiu cerca de 20 meses de trabalho e a intervenção de sensivelmente 400 pessoas, entre pessoal do estaleiro e empresas auxiliares.

Sobre o serviço encomendado à Gesvalt

A entidade financeira exige que se certifique e controle tanto a avaliação como o cumprimento dos tempos de execução até à avaliação definitiva, que finaliza com o lançamento ao mar e a entrega ao armador. O trabalho da Gesvalt consiste, com base no Projeto de Execução de Obra, em seguir e controlar os marcos de construção do navio no Estaleiro. Este tipo de avaliações segue o mesmo processo que no Mercado Hipotecário poderia seguir uma promoção de construção residencial com crédito ao Promotor. Neste caso, trata-se de um crédito ao Armador.

Falámos com Diego González Rae da Rampesca, armadores e proprietários da embarcação.

Por que optaram pela Gesvalt para este projeto? Quais os requisitos e qualidades que valorizaram na escolha?

Há muito tempo que conheço o Diego Esquer (Administrador da Gesvalt na Galiza) e a empresa já tinha realizado um trabalho muito bom de avaliação para nós relativo a um investimento imobiliário de uma das empresas do nosso Grupo.

Recomendaria levar a cabo um projeto destas características com a Gesvalt?

Sem dúvida.

Há alguma coisa mais que gostaria de referir sobre o trabalho com a Gesvalt e o valor acrescido que trazemos?

Nós exigíamos rapidez e concretização, porque da aprovação da avaliação por parte da entidade financiadora dependia a obtenção de fundos para o pagamento das diferentes certificações ou “marcos”, que finalmente eram as que marcavam a continuação da construção do navio ou a sua entrega, no caso da última. Podemos dizer que obtivemos ambas as coisas de forma plenamente satisfatória.

Categorias

Tag
OTRAS NOTICIAS DE LA MISMA CATEGORÍA