Cerrar

LIGUE-NOS +351 211 165 779
Cerrar

Complete o seguinte formulário de contacto.

Menu mobile Carrito Gesvalt Gesvalt | Consultoría, Valoración, Tasación Inmobiliaria Escíbenos Te llamamos
Te llamamos

Como se avalia uma startup? Desafios e aspetos a ter em conta para determinar o seu valor

11 de Outubro de 2017

Definir o valor de uma empresa apresenta múltiplos desafios e mais ainda se falarmos de uma startup. Isto deve-se ao facto de os ativos criados recentemente com perfil inovador e grandes possibilidades de crescimento conferirem maior complexidade ao processo.

Como se avalia uma startup? Desafios e aspetos a ter em conta para determinar o seu valor

Definir o valor de uma empresa apresenta múltiplos desafios e mais ainda se falarmos de uma startup. Isto deve-se ao facto de os ativos criados recentemente com perfil inovador e grandes possibilidades de crescimento conferirem maior complexidade ao processo.

Definir o valor de uma empresa apresenta múltiplos desafios e mais ainda se falarmos de uma startup. Isto deve-se ao facto de os ativos criados recentemente com perfil inovador e grandes possibilidades de crescimento conferirem maior complexidade ao processo. Como se avalia uma startup? Uma pergunta feita por empreendedores e investidores.

Uma startup não é apenas uma empresa criada recentemente. Por definição, é uma empresa que está a oferecer um produto ou serviço novo e, portanto, está a abrir um mercado novo.

Esta particularidade apresenta dificuldades no momento de determinar o seu valor porque não existe um histórico da empresa. Não é possível analisar a sazonalidade das suas vendas e é complexo determinar a sua estrutura de custos porque não temos acesso a demonstrações financeiras.

Desta forma, é óbvio que a análise de concorrentes que trabalhem um produto idêntico como indicador de referência não é possível.

Em que situações uma startup necessita de uma avaliação?

Na sua fase inicial, as startups financiam-se normalmente através da família e dos amigos. No entanto, uma vez lançado o projeto, são necessárias outras fontes que injetem capital para alcançar todo o seu potencial. Entram em jogo fases de financiamento com business angels, seed capital, sociedades de capital de risco, tudo depende da fase de desenvolvimento em que o projeto se encontra. Para conseguir financiamento, as startups necessitam de ter o seu valor determinado por uma empresa independente.

O trabalho da equipa da Gesvalt é avaliar múltiplas variáveis e ajudar a organizar a empresa antes de chegar ao ponto da avaliação.

O que faz a Gesvalt pelas startups antes da sua avaliação?

  • Ajuda a definir os planos de negócio.
  • Identifica e esclarece quais são os indutores de valor.
  • Confere rigor e objetividade à ideia apresentada.
  • Localiza a empresa dentro do mercado em que vai atuar.
  • Analisa o tipo de concorrência que se vai enfrentar.
  • Estrutura a forma como o projeto será desenvolvido.
  • Apoia na busca de financiamento.
  • Identifica e aplica controlos que evitem que a startup se afogue devido a má gestão.

Qual é o valor acrescentado que a Gesvalt confere à operação?

A Gesvalt conta com um valor acrescentado diferencial para uma startup em busca de financiamento:

  • É uma empresa com presença internacional.
  • Está homologada pelo Banco de Espanha.
  • Cumpre com os requisitos da CNMV de Espanha e com os da CMVM de Portugal.
  • É uma empresa homologada pelo Ministério da Economia e Fazenda de Espanha.
  • Dispõe de um claro reconhecimento das instituições financeiras.


No momento de pedir um financiamento, estes atributos conferem rigor a uma entidade financeira pois estão a receber uma análise de uma consultora que lhe é reconhecida e que tem uma qualidade e rigor que lhes é conhecido.

Por último, a Gesvalt confere objetividade, ordena as ideias da startup e gere as expectativas, requisitos necessários em busca da saída para a sua viabilidade económica.
Somos especialistas em avaliação de startups. Informe-se sobre os nossos serviços de avaliação e consultoria.

Categorias

Tag
OTRAS NOTICIAS DE LA MISMA CATEGORÍA