Cerrar

LIGUE-NOS +351 211 165 779
Cerrar

Complete o seguinte formulário de contacto.

Menu mobile Carrito Gesvalt Gesvalt | Consultoría, Valoración, Tasación Inmobiliaria Escíbenos Te llamamos
Te llamamos

Purchase Price Allocation (PPA): implicações contabilísticas nos processos de M&A

20 de Fevereiro de 2018

A entrada em vigor da norma internacional de contabilidade (IFRS) levou ao surgimento do processo de Purchase Price Allocation (PPA). Procura conferir maior transparência e comparabilidade ao investidor e utilizadores de informações financeiras.

Purchase Price Allocation (PPA): implicações contabilísticas nos processos de M&A

Uma combinação de empresas é uma transação que dá origem à tomada de controlo sobre uma ou mais empresas, independentemente dos meios legais através dos quais se obtém esse controlo.
Com o objetivo de conferir maior segurança ao investidor, a IFRS 3 regula a forma de preparar e apresentar as informações geradas pelas empresas nos processos de aquisição nos quais se produz uma combinação de empresas. Esta norma introduz a necessidade de reconhecer os ativos, passivos e passivos contingentes ao Justo Valor na data de aquisição, além de estabelecer a obrigação de contabilizar o valor não alocado como goodwill.
A entrada em vigor desta norma internacional de contabilidade (IFRS) levou ao surgimento do processo de Purchase Price Allocation (PPA). Procura conferir maior transparência e comparabilidade ao investidor e utilizadores de informações financeiras.

Esta norma estabelece obrigações vinculadas a informações sobre o Justo Valor de uma operação, além do valor contabilístico registado. Permite avaliar as consequências financeiras de uma operação com dados atualizados, incluindo o reconhecimento dos ativos intangíveis da empresa, as expectativas do adquirente sobre a evolução futura, bem como aflorar os fatores de negociação que foram tidos em conta pelas partes envolvidas.

Qual é o objetivo da IFRS
Com a IFRS 3, o comprador de uma empresa reconhece os ativos e passivos adquiridos a um justo valor, contabilizando o valor não atribuído como goodwill. Deste modo, proporciona aos intervenientes ferramentas de avaliação das consequências financeiras da combinação de empresas.

Os ativos intangíveis não reconhecidos nos balanços contabilísticos justificam, em muitos casos, a diferença no preço de aquisição de uma empresa. Entre os ativos não identificados mais relevantes, ligados ao desfasamento de valor, encontra-se o capital humano das empresas. A sua impossibilidade de o reconhecer como ativo intangível leva a uma infinidade de casos que estão implicitamente incluídos no goodwill.

A norma tem o objetivo de transferir para o mercado informações sobre a realidade de uma transação. Ajudar a definir as contraprestações relacionadas com a combinação de negócio, tanto no momento em que a mesma ocorra como posteriormente à mesma, quanto subsequentemente.

Estas são as principais características:

  • Garantir que os ativos são reconhecidos pelo Justo Valor
  • Conferir transparência à operação.
  • Fornecer uma ferramenta para análise das transações.
  • Justificar o preço pago pelo investimento.
  • Compreender a diferença nos processos de alocação do preço de compra de diferentes empresas.

A Gesvalt oferece serviços de consultoria financeira para todos os tipos de empresas em processos de PPA. Atuamos em todo o projeto, cobrindo a totalidade dos serviços: avaliação de ativos fixos, ativos intangíveis e articulação completa da operação.

No processo trabalhamos na identificação das condições da transação; determinamos quais são as unidades geradoras de fluxos; damos visibilidade aos intangíveis não quantificados e definimos o período de contribuição desses ativos para a geração de fluxos.

Contamos com experiência em projetos internacionais para todo o tipo de setores. Entre em contacto connosco, teremos o maior prazer em contribuir para o êxito das suas operações.

Categorias

Tag
OTRAS NOTICIAS DE LA MISMA CATEGORÍA