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Perfil do comprador de habitação: quais os fatores que temos em conta para o analisar?

24 de Julho de 2017

Questões como os motivos da operação, as características do imóvel ou a geração a que pertencem os compradores marcam o panorama imobiliário atual.

Perfil do comprador de habitação: quais os fatores que temos em conta para o analisar?

Para conhecer a fundo o setor imobiliário é imprescindível saber quem é o comprador da habitação e a quem se dirigem os ativos no mercado. Em primeiro lugar, deve atender-se ao comportamento da procura. Por exemplo, no que se refere às mudanças de habitação, existem diversas motivações que podem conduzir a uma mudança:

  • Conseguir uma habitação mais moderna
  • Tamanho: conseguir uma habitação maior e com mais serviços
  • Geográfico: interesse em mudar de zona

As razões pelas quais, por vezes, essa mudança não é possível são:

  • As habitações disponíveis não cumprem as expectativas
  • Problemas de liquidez devido à redução do financiamento
  • Desequilíbrio económico: a oferta existente ultrapassa as suas possibilidades económicas
  • Dificuldade em efetuar a venda da própria habitação a um preço adequado às suas necessidades

Em meados da primeira década do século XXI muitas das compras eram realizadas como investimento e era habitual optar-se por pequenos apartamentos. Hoje em dia a mentalidade mudou e esses apartamentos perderam vantagem no mercado. Agora as pessoas procuram primeira habitação e, logicamente, os imóveis mais solicitados são habitações maiores que incluam estacionamento e arrecadação.

No momento de traçar o perfil do comprador de habitação imobiliário é interessante atender à geração a que pertence:

  • Os Baby-boomers (1955 – 1967) procuram uma mudança de casa para uma zona melhor, com melhores serviços, comodidades e maiores dimensões. Também é habitual que procurem segunda habitação para uma escapadinha de fim-de-semana ou férias. Não necessitam de grandes montantes em termos de financiamento.
  • Os integrantes da Geração X (1970 – 1980) estão a formar as suas famílias. Até há pouco tempo arrendavam casa e, atualmente, muitos procuram a primeira habitação.
  • Os Millenials (1985 – 2000) são ainda clientes potenciais no mercado habitacional. Se a taxa de desemprego continuar a descer e as condições laborais melhorarem, poderão começar a aceder a uma habitação mais adequada aos seus parâmetros económicos, caso também se concedam as condições de financiamento adequadas.

Na Gesvalt somos especialistas, consultores e analistas do setor imobiliário. Informe-se sobre os nossos serviços de consultoria aqui

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