Cerrar

LIGUE-NOS +351 211 165 779
Cerrar

Complete o seguinte formulário de contacto.

Menu mobile Carrito Gesvalt Gesvalt | Consultoría, Valoración, Tasación Inmobiliaria Escíbenos Te llamamos
Te llamamos

Quanto vale um alvará de farmácia? Fatores que influenciam a avaliação

3 de Abril de 2018

Comprar uma farmácia é uma decisão económica importante. Com um mercado de operações em ascensão, dispor de informações fiáveis sobre o preço do ativo e conhecer os elementos que estão em jogo na avaliação facilita uma tomada de decisão acertada em menos tempo.

Quanto vale um alvará de farmácia? Fatores que influenciam a avaliação

Após a reativação do investimento, o mercado de espaços comerciais destinados a farmácias volta a ganhar impulso e a converter-se num ativo cobiçado, tanto pelos licenciados em farmácia, como por outros investidores que têm algum conhecimento da área. Obter uma avaliação que tenha em conta todos os fatores em jogo e conseguir uma resposta rápida sobre o valor, quando surge a ocasião, são fatores-chave para facilitar uma tomada de decisão rápida. A seguir explicamos-lhe os fatores que influenciam o valor de uma farmácia.

Evolução do mercado de compra e venda de farmácias

A nossa experiência é essencialmente em Espanha, onde o mercado de operações no âmbito das farmácias voltou a crescer desde 2016 a um ritmo equiparável ao de há uma década. Ligado ao comportamento do setor imobiliário, começa a adquirir ritmo com um interesse renovado e maior número de operações.

Como se calcula o preço de uma farmácia: algumas pistas para o comprador e para o vendedor

Perante uma possível compra e venda, habitualmente como resultado de uma reforma próxima, procura de uma nova localização, aquisição por parte de novos investidores, chega o momento de esclarecer a questão e saber quanto vale uma farmácia (alvará).

Qual é a metodologia de avaliação mais correta?

Os profissionais da Gesvalt utilizam a metodologia geralmente aceite de avaliação por fluxos de caixa descontados (discounted cashflows), comparando sempre os resultados com outras metodologias complementares: como o cálculo em função da faturação e da localização do ativo.

A sua atuação realiza-se sempre dentro da mais estrita confidencialidade.

Como se elabora um relatório de avaliação de uma farmácia?

O relatório da Gesvalt utiliza todo o potencial informativo da empresa valorizando o goodwill a partir de uma estimativa das receitas e a inclusão dos riscos associados às mesmas. O modelo contempla variáveis, tais como a localização, clientes especiais (centros de saúde, residências para idosos, hospitais, centros de dia, etc.) horários de abertura, pessoal a cargo, proximidade de outras farmácias e outros que se mostrem relevantes.

Também identifica os ativos intangíveis, determinantes na avaliação. Referimo-nos aos bens. Referimo-nos aos bens que o escritório possui e que não são percebidos fisicamente, embora tenham a capacidade de aumentar o seu desempenho económico.

Intangíveis como tipologia de clientes, experiência dos trabalhadores, nível de fidelização da clientela, relação com os fornecedores, o valor da marca, muitas vezes, têm maior relevância que os ativos tangíveis.

Em que consiste o serviço gratuito de avaliação de farmácia (válido para território espanhol)?

A Gesvalt oferece, além do mais, um serviço gratuito e útil que dá uma indicação a título orientativo do valor de uma farmácia. Um mecanismo de verificação ágil que fornece um intervalo de valores para consultores e licenciados em farmácia que procuram uma resposta em menos de 24 horas. Que tipo de informações solicitamos para este serviço? Semelhante a qualquer outro negócio: impostos da farmácia, características da localização e faturação.

Por quê escolher a Gesvalt para a avaliação de uma farmácia?

A empresa conta com uma longa tradição na avaliação de farmácias, em meios urbanos e rurais, assim como em termos de tipologias (em zonas comerciais, em bairros residenciais, em centros comerciais, etc.). A Gesvalt conta com profissionais com grande experiência na elaboração destes documentos de avaliação, requisito exigido pelas entidades de crédito.
Relativamente a este interesse renovado pela compra ou trespasse de farmácias, trabalhamos habitualmente com bancos e consultores que procuram dar assessoria ao farmacêutico a nível legal e financeiro, com licenciados em farmácia e outros investidores em busca de oportunidades de negócio.

OTRAS NOTICIAS DE LA MISMA CATEGORÍA