Cerrar
LIGUE-NOS: +351 211 165 779

Cerrar
PEDIDO DE CONTACTO TELEFÓNICO

Envie-nos o seu número de telefone e entraremos em contacto o mais breve possível*.

*Serviço disponível de segunda a sexta-feira 9h00 - 18h00.

ENVIE-NOS UM E-MAIL

Complete o seguinte formulário de contacto.

Menu mobile Gesvalt | Sociedad de Tasación, Consultoría y Valoración Escíbenos Te llamamos
ATUALIDADE

A Gesvalt avaliou uma patente para o mercado de geossintéticos do fabricante multinacional Atarfil

13 Março, 2018

A empresa de Granada especializada em soluções de impermeabilização confia na Gesvalt para a avaliação de uma nova linha de geomembrana.

A Gesvalt avaliou uma patente para o mercado de geossintéticos do fabricante multinacional Atarfil

A Atarfil escolhe a Gesvalt como especialista independente para estimar o valor justo de uma patente para o mercado de geossintéticos. O relatório foi elaborado de acordo com as disposições internacionais e em conformidade com a norma IFRS 13 – Mensuração do Justo Valor.

Sobre o serviço solicitado à Gesvalt pela Atarfil: trata-se de um trabalho de parecer de especialista independente, útil como ferramenta para a gestão interna por parte da empresa que o explora. O cliente necessitava de um prestador de serviços com experiência em avaliação de ativos intangíveis para realizar a estimativa de um novo produto utilizado como barreira hidráulica com aplicação na construção, proteção ambiental, gestão integral da água e obras públicas.

Razões para avaliar uma patente

O know-how é um fator diferenciador que torna as empresas mais competitivas. É frequente que uma empresa que investe em investigação e desenvolvimento de um novo produto e, obtém uma patente que protege esse ativo, solicite uma avaliação da mesma por diversas razões. Requisitos contabilísticos, fiscais e legais, financeiros e/ou estratégicos estão por trás dos objetivos da obtenção de uma estimativa do valor.

Particularidades e desafios na avaliação de patentes

Uma patente é o reconhecimento da inovação.

Temos em conta aspetos específicos para a estimativa do valor de patentes. As patentes caracterizam-se pelo facto de serem criadas em ambientes de alta incerteza, sem que existam testes de mercado suficientes e, como tal, estão expostas a um elevado risco que deve ser ponderado e medido adequadamente. A experiência neste tipo de análise é um fator determinante no processo de avaliação.

Estas características, inerentes a qualquer patente vinculada a um novo produto, levam-nos a introduzir a incerteza associada ao projeto através de cenários que incluem as diferentes probabilidades de sucesso, assim como a sermos conservadores na determinação do valor justo.

Como definimos o Justo Valor?

O Justo Valor define-se como: “O valor estimado pelo qual um bem poderia ser trocado na data de avaliação entre um comprador disposto a comprar e um vendedor disposto a vender, numa transação livre após uma comercialização adequada na qual as partes agiram com as informações suficientes de forma prudente e sem coação“.

Falámos com Ana Fajardo Fernández, Diretora Financeira da Atarfil e interlocutora da Gesvalt neste projeto:

Como foi o trabalho com a Gesvalt, como se desenvolveu o projeto em termos de prazos, envolvimento, assessoria técnica e consultoria ou gestão?

Desde o início que colaborámos com técnicos especialistas em avaliação de patentes, muito pró-ativos a compreenderem o nosso negócio e o plano de negócios elaborado para a referida patente. Os tempos de resposta foram adequados e o envolvimento da equipa foi fantástico.

O que destacaria sobre o relacionamento com a equipa da Gesvalt durante os trabalhos de avaliação?

O relacionamento foi personalizado e humano. Sentimo-nos apoiados.

Por que escolheram a Gesvalt para realizar a avaliação da patente?

Pela sua experiência na avaliação de bens intangíveis.

Recomendaria a realização de um projeto deste género com a Gesvalt?

Obviamente, pelo seu profissionalismo e bom relacionamento com o cliente. Foi uma experiência positiva que recomendaria em qualquer caso.

SERVIÇOS RELACIONADOS
Categorías

Etiquetas
OTRAS NOTICIAS DE TU INTERÉS